PARTES DE ARMA

CANOS

Câmara

Situada na parte posterior dos canos, destina-se a abrigar o cartucho. Suas paredes são mais reforçadas que a do resto do tubo, para suportarem maior pressão.

 

Alma

Ocupa a maior extensão do tubo e está localizada entre a câmara e o choque. É cilíndrica e obedece a padrões internacionais no que se refere ao seu diâmetro.

 

Choque

É um estreitamento da alma do cano, junto à boca do mesmo, com o objetivo de produzir maior velocidade e conseqüentemente produzir melhor agrupamento dos chumbos, visando a obtenção de maior alcance e precisão do tiro.

Os choques cambiáveis, para as espingardas de calibre 12 e 20, permitem ao proprietário de uma espingarda utilizar, na mesma arma, o choque mais adequado para determinada caça ou esporte.

O que caracteriza o choque é o agrupamento dos chumbos. Os padrões internacionais determinam que o teste de agrupamento seja feito atirando-se contra um alvo com 76 cm de diâmetro, colocado a uma distância de 36 metros, para as espingardas de calibre 12, 16 e 20, enquanto que para os calibres 28, 32, 36 e 40, essa distância é reduzida para 23 metros.

Os tipos fundamentais de choque, usados nos diversos modelos e calibres de espingardas, estão a seguir relacionados, devendo atender o seguinte percentual de chumbos, dentro do alvo:


Choque

% de chumbos dentro
do círculo (76 cm)

0

FULL

(F)

choque pleno ou cheio 65 a 75 %

IMPROVED MODIFIED

(IM)

3/4 de choque

55 a 65 %

MODIFIED

(M)

1/2 choque

45 a 55 %

IMPROVED CYLINDER

(IC)

1/4 de choque

35 a 45 %

CYLINDER

(CL)

cilíndrico (sem choque)

30 a 35 %


A partir de 1981, a gravação relativa aos choques fixos passou a ser caracterizada pelo uso de estrelinhas (*), exceto para o cilíndrico (CL) conforme a tabela que segue:

* =

choque pleno (full) - F

* * =

3/4 de choque (improved modified) - IM

* * * =

1/2 choque (modified) - M

* * * * =

1/4 de choque (improved cylinder) - IC

CL =

cilíndrico (cylinder)

A partir de 1999, a gravação relativa aos choques cambiáveis passou a ser caracterizada pelo uso de marcas transversais na borda externa do choque cambiável ( ' ), exceto para o cilíndrico (CL), conforme a tabela que segue:

' =

choque pleno (full choke) - F

' ' =

3/4 de choque (improved modified) -IM

' ' ' =

1/2 choque (modified) - M

' ' ' ' =

1/4 de choque (improved cylinder) - IC

CL =

cilíndrico (cylinder)

A gravação do choque, como por exemplo * * * / * (MF), significa que a arma de dois canos apresenta 1/2 choque (modified) no cano direito ou no cano inferior, e com choque pleno (full) no cano esquerdo ou no cano superior.

O choque pleno (full) é o de menor diâmetro, isto é, o que dá maior estrangulamento da alma do cano, garantindo, em conseqüência, uma menor dispersão, bem como um maior e melhor agrupamento e possibilidade de tiro a maior distância.

O diâmetro do choque vai aumentando e, ao mesmo tempo, aumenta a dispersão, na seguinte ordem: full, improved modified, modified, improved cylinder e cylinder.

IMPORTÂNCIA DA CORONHA

A coronha é parte tão nobre e tão importante que os grandes mestres afirmam: "A coronha atira!" Esta afirmação transformou-se na base fundamental do tiro com espingardas esportivas.

Disto deduz-se, claramente, que para um tiro ser bem sucedido não depende apenas da qualidade dos canos, do tipo do choque e da munição, mas sobretudo, da coronha perfeitamente adaptada ao atirador.

Uma coronha bem adaptada deve permitir que a arma seja levada ao ombro sempre na mesma posição, de modo rápido e preciso. Coronhas inadequadas, forçosamente conduzirão a erros de visada, que por sua vez produzirão, irremediavelmente, erros de pontaria.

Comprimento de coronha

Cada atirador tem um comprimento de braço e, em se tratando de armas de caça, esse fato só será observado por ocasião da empunhadura da referida arma. Assim sendo, é importante o comprimento da coronha ser ajustado às dimensões do braço.

Entende-se por comprimento da coronha a distância do centro do primeiro gatilho ao centro da chapa da soleira (coice) da coronha. Observar a linha D da figura 1.

O modo mais simples e prático para se determinar qual o comprimento mais adequado à nossa pessoa, consiste em apoiar a arma com a chapa da soleira na dobra interna do cotovelo curvado em ângulo reto (90º). Em seguida, segurando-se a arma com o cano apontado para cima, procura-se disparar o primeiro gatilho com o dedo indicador com a primeira falange. Caso o dedo indicador ultrapasse em muito o gatilho, a coronha é curta; caso contrário, comprida demais.

No caso de ser curta, pode acontecer que, em tiros rápidos, o atirador puxe o gatilho antes da arma estar posicionada corretamente no ombro, o que sem dúvida alguma, caso se trate de uma calibre 12, ocasionará um violento recuo.

No caso de ser comprida, provavelmente enroscar-se-á na axila ou na jaqueta, impedindo ou dificultando a empunhadura.

Desvio Lateral

Compreende um desvio que a coronha apresenta para a direita ou para a esquerda, denominados, respectivamente, de "Cast-off" e "Cast-on". Esse desvio é observado tomando-se como referência um prolongamento da varilha (conforme figura abaixo).

Recomendamos um mínimo de 0,5 centímetros e um máximo de 1,00 centímetros para o desvio.

Para pessoas de ombros mais largos usa-se o valor máximo para evitar que os mesmos sejam forçados a curvar a cabeça para o lado direito ou esquerdo na busca da visada pela fita.

Curvatura da Coronha

Para se estabelecer a curvatura da coronha, coloca-se uma régua bem longa sobre a fita dos canos de modo a obter um prolongamento que atinja a chapa da soleira. As distâncias existentes entre este prolongamento com o "nariz" (Drop at comb) e o início da chapa da soleira (Drop at hell) são os pontos determinantes do caimento.

A tabela abaixo mostra os caimentos padrões adotados por nossa fábrica para caça e tiro ao prato (Trap e Fossa Olímpica) . Sob encomenda efetuamos qualquer medida de coronha.

  Trap/Fossa Olímpica  Skeet Caça
Caimento Soleira Plástica
"Coice" (Reta "A" na figura abaixo)
44 mm 63mm 63mm
Caimento
"Nariz" (Reta "B" na figura abaixo)
33mm 38mm 38mm
Comprimento
(Reta "D" na figura abaixo)
370mm 365mm 365mm